Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Díli, 22 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O antigo Presidente da República e ex-Primeiro-Ministro Taur Matan Ruak divulgou hoje uma mensagem de condolências pela morte de Francisco Guterres “Lú-Olo”, destacando o percurso do ex-Chefe de Estado como combatente, estadista e defensor das liberdades fundamentais do povo timorense.
“O falecido Presidente Francisco Guterres Lú Olo foi uma personalidade central da história contemporânea de Timor-Leste. Combatente da luta de libertação nacional, dedicou a sua vida à causa da independência, tendo desempenhado funções de elevada responsabilidade ao longo do percurso histórico do nosso país”, considera Taur Matan Ruak numa mensagem publicada na sua página oficial.
“Neste momento de luto, é igualmente justo reconhecer o seu contributo para a construção do Estado e das instituições democráticas, bem como o seu papel na promoção da reconciliação nacional e na defesa da unidade do povo timorense. Que a sua memória permaneça viva na história do nosso país e no coração de todos os timorenses”, vincou.
Na mensagem, dirigida à viúva Cidália Lopes Nobre Mouzinho Guterres, à família, à liderança da Fretilin, aos antigos combatentes das Falintil e a todos os membros das forças de libertação nacional, Taur Matan Ruak destacou “a profunda tristeza e sentimento de perda nacional” com que recebeu a notícia da morte do ex-Presidente, no domingo.
E não hesitou em colocar a perda num plano que transcende o institucional, sublinhando o vínculo pessoal que o unia ao ex-Presidente
“Recordo-o sobretudo como um companheiro de luta e um amigo de longos anos, com quem partilhei os momentos mais difíceis e exigentes da nossa história comum. Partilhámos sacrifícios, dificuldades, resistência e também esperança, sempre movidos pelo mesmo ideal de ver nascer um Timor-Leste livre, independente e soberano”, disse.
FIM
Escrito por RafaFM
Taur Matan Ruak recorda Lú-Olo como "companheiro de luta e amigo de longos anos"
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt