Destaque

Malásia lamenta a morte de Lú-Olo e destaca seu legado de luta pela independência e democracia em Timor-Leste

todayJunho 22, 2026 301

Fundo
share close

Díli, 22 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, expressou profunda tristeza pelo falecimento do ex-presidente da República Democrática de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, oferecendo condolências à sua família e ao povo timorense em nome do governo malaio.

Numa publicação da sua página oficial, Anwar Ibrahim afirmou ter recebido com pesar a notícia da morte do ex-chefe de Estado timorense, ressaltando seu papel histórico na independência do país.

“Em nome da Malásia, expresso minhas condolências à sua família e ao povo de Timor-Leste”, refere a nota.

O chefe de governo malaio destacou que Francisco Guterres pertencia à geração que lutou pela independência de Timor-Leste, relembrando a sua trajetória na resistência, onde ficou conhecido pelo nome de guerra “Lu-Olo”.

Anwar Ibrahim também lembrou que Lú-Olo serviu seu país em altos cargos de Estado, incluindo a presidência do Parlamento Nacional e a Presidência da República, sublinhando sua dedicação contínua à liberdade do povo timorense e à construção de um Estado democrático.

“Ele sempre se manteve dedicado à liberdade de seu povo e à construção de uma nação democrática”, disse ele.

O primeiro-ministro da Malásia também afirmou que seu país se une ao luto do povo timorense, acrescentando que Lú-Olo será lembrado com respeito e carinho.

Francisco Guterres “Lú-Olo”, ex-presidente da República de Timor-Leste e uma das figuras centrais da resistência timorense, faleceu no domingo em Kuala Lumpur, onde estava a receber tratamento médico.

A mensagem de condolências do governo malaio se junta às diversas manifestações de pesar após a morte do ex-chefe de Estado timorense.

FIM

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!