Destaque

Governadora-Geral da Austrália apresenta condolências pela morte de Lú-Olo

todayJunho 23, 2026 63 5

Fundo
share close

Díli, 23 de junho de 2026 (RAFA.TL) – A Governadora-Geral da Austrália divulgou uma nota de pesar pela morte de Francisco Guterres Lú-Olo, descrevendo-o como uma figura central da luta pela autodeterminação timorense e um construtor da nação.

Numa nota divulgada na sua página, a Governadora-Geral, Sam Mostyn, destacou que Lú-Olo dedicou a vida inteira ao serviço do seu país, tendo sido uma das figuras mais proeminentes da resistência à ocupação indonésia.

Referiu ainda os seus contributos decisivos para a construção das instituições do jovem Estado timorense após a restauração da independência em 2002.

“O Dr. Guterres dedicou a sua vida ao serviço do seu país. Foi uma figura de destaque na luta de Timor-Leste pela autodeterminação e deu uma contribuição significativa para a construção da sua nação após a restauração da independência”, refere a nota.

“Durante a sua presidência, de 2017 a 2022, exerceu liderança num momento importante do desenvolvimento nacional de Timor-Leste. Também fez contribuições importantes para a relação de Timor-Leste com a Austrália, incluindo o apoio às ligações entre as comunidades de veteranos dos nossos dois países”, vincou.

A Governadora-Geral realçou também o empenho de Lú-Olo no reforço das relações bilaterais entre Timor-Leste e a Austrália, nomeadamente através do apoio às ligações entre as comunidades de veteranos dos dois países.

“O seu papel na história nacional de Timor-Leste será recordado com profundo respeito pelas gerações de timorenses”, lê-se na nota oficial.

A Governadora-Geral transmitiu, em nome de todos os australianos, as suas sinceras condolências à família e entes queridos do antigo Presidente, bem como a todo o povo timorense, que chora a perda de um líder nacional respeitado.

A Governadora-geral da Austrália é o representante federal do monarca da Austrália no país, exercendo funções constitucionais e cerimoniais.

FIM

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!