Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Banguecoque, 14 de setembro de 2026 (RAFA) – A perda de um quinto do abastecimento mundial de gás natural liquefeito (GNL), provocada pela guerra entre os Estados Unidos e o Irão, está a disparar os custos nos mercados emergentes da Ásia, forçando uma revisão do papel deste combustível na região a longo prazo.
A imprensa económica recorda que os carregamentos de GNL do Qatar através do estreito de Ormuz praticamente cessaram desde o início do conflito, no final de fevereiro, privando os compradores asiáticos do fornecimento contratado deste combustível – usado em centrais elétricas e na indústria -, e obrigando-os a recorrer ao mercado à vista, onde os preços têm disparado.
Segundo uma análise da Bloomberg News a concursos de compra, os principais mercados emergentes asiáticos não chineses – Índia, Paquistão, Bangladeche, Tailândia e Vietname – gastaram, em conjunto, 7,4 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de dólares de Singapura) desde o início da guerra em GNL à vista.
Um valor mais do dobro dos cerca de 3,1 mil milhões de dólares pagos por um volume semelhante do combustível através de contratos de longo prazo no mesmo período de 2025.
Este mais do que duplicar dos custos ameaça manchar a reputação do GNL como fonte de energia fiável, poucos anos depois de a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ter também provocado escassez e disparado os preços.
O problema central é que os países precisam de gás de forma imediata, não podendo alterar rapidamente a sua matriz energética sem correrem o risco de apagões.
A longo prazo, porém, muitos destes países procuram já formas de reduzir a dependência do GNL, recorrendo a alternativas como as renováveis – solar e eólica -, o carvão, a energia nuclear ou o gás produzido localmente ou fornecido por gasoduto.
“Se os preços se mantiverem a estes níveis, achamos que o GNL vai ter dificuldade em competir com combustíveis alternativos”, afirmou Fabian Kor, vice-presidente executivo para a Ásia da SEFE Marketing & Trading, compradora alemã de GNL, numa conferência em Singapura na semana passada.
Estão em jogo milhares de milhões de dólares investidos naquele que, até 2026, era o combustível fóssil de crescimento mais rápido, com um papel de transição fundamental no afastamento do carvão, mais poluente, em direção às renováveis.
A Shell, uma das maiores produtoras, afirmou num relatório de agosto esperar que a procura de GNL cresça 65% até 2050, impulsionada sobretudo pelo Sul e pelo Sudeste Asiático – uma meta cuja viabilidade será discutida esta semana, em Banguecoque, na Gastech, a maior conferência mundial do setor.
A Tailândia, país anfitrião em 2026, divulgou recentemente um plano energético de longo prazo que estabelece a meta de obter pelo menos 65% da eletricidade a partir de renováveis até 2050, em parte à custa do gás natural.
A energia solar tem-se tornado uma opção atrativa para alguns países asiáticos em desenvolvimento, sobretudo depois de o custo das baterias ter caído mais de 30% nos últimos quatro anos.
Segundo Akshay Modi, analista da BloombergNEF, o Paquistão, outrora visto como um mercado de GNL de elevado crescimento, deverá aumentar a produção solar e hidroelétrica face ao impacto direto das disrupções no estreito de Ormuz, enquanto o Bangladeche, que já gastou mais de dois mil milhões de dólares a substituir volumes perdidos de GNL catariano, está a lançar incentivos para a instalação de painéis solares pelos consumidores.
Já o Vietname e as Filipinas poderão optar por um regresso ao carvão, segundo o mesmo analista da BNEF.
O consumo do combustível fóssil mais poluente deverá atingir um máximo histórico em 2026, impulsionado pelos preços mais elevados do gás e por um forte fenómeno El Niño, que aumenta o uso de ar condicionado, segundo a Agência Internacional de Energia.
A guerra no Médio Oriente está também a forçar os países a procurarem produtores alternativos ao Catar, que fornecia cerca de 20% do gás superarrefecido antes do conflito, com cerca de 80% dos compradores de GNL a preverem alterar a sua estratégia de aprovisionamento e a privilegiarem a diversificação geográfica nos próximos anos, segundo uma sondagem da consultora McKinsey & Co.
Esse cenário poderá aumentar o interesse por projetos com acesso direto à Ásia, como o Papua LNG, na Papua Nova Guiné, que a TotalEnergies e a ExxonMobil procuram avançar, com uma decisão final de investimento prevista para o resto de 2026, num contexto em que também os Estados Unidos e o Canadá poderão beneficiar.
Anos de preços elevados já travaram a adoção do GNL: segundo o Institute for Energy Economics and Financial Analysis, cerca de 47 centrais elétricas a gás propostas, num total de 52 mil milhões de dólares, foram canceladas, retiradas ou não registaram progressos nos últimos cinco anos em países como as Filipinas, a Tailândia e o Vietname.
“Se recuarmos uma década, as previsões da indústria diziam que o GNL para eletricidade seria a principal fonte de crescimento da procura”, afirmou Sam Reynolds, responsável de investigação sobre GNL e gás na Ásia do mesmo instituto.
“Um conflito geopolítico é algo muito negativo. Um segundo conflito geopolítico é um padrão. E isso está a ser reconhecido, no fundamental, pelos países asiáticos.”
FIM
Escrito por RafaFM
4 mil milhões de dólares em gás natural leva países asiáticos em desenvolvimento a afastarem-se do GNL Fatura de 9
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt