Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Díli, 23 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O primeiro-ministro interino, Mariano Assanami Sabino, afirmou na terça-feira que a morte do antigo Presidente da República e ex-Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres “Lú-Olo”, representa uma perda para todo o povo timorense.
Mariano Sabino descreveu Lú-Olo como um herói, lutador e líder que dedicou toda a sua vida à luta pela independência e à construção do Estado, da paz e das instituições nacionais.
As declarações foram feitas durante uma visita à residência de Lú-Olo no Farol, Díli, onde Mariano Assanami Sabino expressou as condolências à família enlutada e destacou o percurso de dedicação do falecido dirigente, desde o período de resistência até à consolidação do Estado timorense.
“O povo de Timor-Leste perdeu o seu herói, um lutador e líder que, desde o processo de resistência até à restauração da independência, se dedicou inteiramente à construção do Estado, da nação e da paz”, declarou.
O chefe do Governo interino anunciou ainda que todas as instituições do Estado, incluindo os vários ministérios e outros organismos públicos, prestarão homenagem a Lú-Olo.
Apelou ainda à população para participar nas cerimónias comemorativas e para observar o luto nacional decretado pelo Estado.
Acrescentou que os cidadãos que não se possam deslocar à residência do falecido poderão fazer as suas orações nas suas casas.
Mariano Assanami Sabino afirmou que o povo timorense poderá reunir-se para as cerimónias de despedida e assistir depois à homenagem final ao falecido líder no Jardim dos Heróis, em Metinaro.
O Primeiro-Ministro interino recordou ainda a sua amizade e camaradagem com Lú-Olo, recordando o dia em que ambos refletiram sobre a criação do Partido Democrático em Maubisse.
Afirmou ainda que, numa das suas últimas conversas, Lú-Olo o encorajou a manter-se firme, porque a nova geração teria a responsabilidade de dar continuidade à luta das gerações fundadoras da nação.
Segundo Mariano Assanami Sabino, apesar de seguirem caminhos políticos diferentes, partilhavam os mesmos valores democráticos e a mesma missão de servir o país.
“Podemos pertencer a partidos e organizações diferentes, mas Timor-Leste é um só e a nossa missão é uma só: concretizar o sonho, a luta e a visão dos nossos heróis por um Timor-Leste próspero, digno e pacífico”, declarou.
O chefe de governo descreveu ainda Lú-Olo como um líder simples, mas firme nas suas convicções, que falava pouco, mas que deixava sempre mensagens profundas e demonstrava grande confiança nas novas gerações.
Por isso, apelou aos jovens para que preservassem os valores de simplicidade, responsabilidade e sentido de Estado que marcaram a vida do antigo presidente.
“O Estado pertence a todos e não deve ser visto em termos de uma única figura. Cada líder tem o seu próprio carácter, e devemos ter a coragem de dizer claramente o que é certo e o que é errado”, concluiu.
FIM
Escrito por RafaFM
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt