Destaque

Presidente do Parlamento Nacional afirma que Lú-Olo é património nacional e apela à preservação do seu legado democrático

todayJunho 23, 2026 63

Fundo
share close

Díli, 23 de junho de 2026 (RAFA.TL) – A Presidente do Parlamento Nacional, Maria Fernanda Lay, afirmou hoje que o falecido ex-Presidente da República, Francisco Guterres ‘Lú-Olo’, não era apenas um património para a sua família, mas também para toda a nação timorense, considerando a sua morte uma grande perda para o país.

Durante uma visita à residência do falecido ex-Chefe de Estado no Farol, Díli, Maria Fernanda Lay, visivelmente emocionada e com lágrimas nos olhos, manifestou solidariedade à família enlutada e reconheceu o papel de Lú-Olo como figura central na sua família e na vida política nacional.

“A sua partida é uma perda para o país, para o partido e, sobretudo, para a sua família. Ele foi uma figura fundamental que se preocupava com os seus filhos. Estou preocupada com a sua família, mas acredito que a sua esposa terá forças para continuar a cuidar dos filhos e tenho a certeza de que o Estado também os apoiará”, afirmou.

A Presidente do Parlamento destacou ainda o legado político e institucional deixado por Lú-Olo, recordando a sua liderança no Parlamento Nacional durante momentos particularmente difíceis da história do país.

Segundo Maria Fernanda Lay, o exemplo dado pelo antigo Presidente do Parlamento Nacional deve servir de inspiração para as gerações atuais e futuras de deputados, especialmente no exercício das suas funções legislativas e na promoção de uma cultura de respeito mútuo.

“Acredito que o falecido presidente ficaria feliz por nos ver trabalhar bem e preservar a democracia, que sempre foi uma das suas maiores preocupações para com o povo timorense. Ele é um grande trunfo para a nação e a memória positiva que deixou permanecerá para o futuro do país”, concluiu.

FIM

 

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!