Destaque

Arcebispo de Díli: “Agradecemos a Lú-Olo o sacrifício que fez por esta país”

todayJunho 23, 2026 22

Fundo
share close

Díli, 23 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O Arcebispo Metropolitano de Díli, Dom Virgílio Cardeal do Carmo da Silva expressou hoje o pesar da Igreja Católica pela morte do ex-Presidente da República, após visitar o velório na residência da família, no Farol, Díli.

“Neste momento, como timorense e como pessoa da Igreja, sentimos a perda do Sr. Francisco Guterres ‘Lú-Olo’”, disse.

Falando à imprensa à saída do local, o Arcebispo afirmou que ele, os bispos e os sacerdotes, “em nome da Igreja”, quiseram “agradecer-lhe o sacrifício que fez por este país até à sua independência, e por continuar a contribuir para a sua construção”.

“É nosso dever de agradecer-lhe todos os sacrifícios que fez”, enfatizou.

O líder da Igreja Católica Timorense destacou que a visita teve também como objetivo “rezar por ele”, reconhecendo o momento de dor da família.

“Sabemos que, neste momento, a família, a esposa e os quatro filhos sentem uma imensa perda. Por isso, vimos demonstrar a nossa solidariedade e rezar para que consigam ultrapassar este momento difícil e triste”, disse.

“A nossa presença é para mostrar que, neste momento difícil, estamos sempre com eles”, acrescentou.

O prelado disse que o Bispo de Baucau, Dom Leandro Maria Alves, presidirá à missa fúnebre, na sexta-feira (26.06), às 11h30, na Catedral de Díli.

“Já decidimos que o Bispo de Baucau presidirá à missa fúnebre, pois estarei em Roma para um encontro, a convite do Papa Leão IX”, eplicou.

O corpo de Francisco Guterres “Lú-Olo” está a ser velado no Farol, com honras de Estado.

O antigo Chefe de Estado, de 71 anos, faleceu no Domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Foi presidente da Assembleia Constituinte, do Parlamento Nacional, líder histórico da FRETILIN e Presidente da República entre 2017 e 2022.

O Governo decretou sete dias de luto nacional, período durante o qual a PNTL apelou à contenção de ruídos e festejos em respeito à memória de Lú-Olo.

FIM

 

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!