Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Díli, 25 de Juñu de 2026 (RAFA.TL) – O Primeiro Vice-Primeiro-Ministro e Ministro do Coordenador dos Assuntos Económicos, Francisco Kalbuadi Lay considerou hoje que Timor-Leste perdeu uma boa pessoa, o irmão Lú-Olo.
“Em nome do Governo e como Secretário-Geral do Partido, juntamente com a direção e toda a estrutura, apresento as minhas mais profundas condolências à família enlutada, ao Comité Central da FRETILIN, ao Secretário-Geral e a toda a estrutura. Timor-Leste perdeu uma boa pessoa, o Irmão Lú-Olo”, disse depois de visitar o velório.
“Conheci-o desde o seu regresso do mato, vivi com ele durante muitos anos. Perdemos uma boa pessoa, portanto, é Deus quem decide”, afirmou Kalbuadi Lay.
O governante pediu orações pelo ex-Presidente.
“Rezemos para que Deus lhe conceda um local digno e que descanse em paz, e que dê apoio a esta família para que tenha força, para que os filhos que estudam possam ter uma boa educação e dar continuidade ao legado do pai. O falecido Lu-Olo não está fisicamente connosco, mas o seu espírito está sempre connosco. Obrigado, Irmão Lú-Olo”, acrescentou.
O Vice-Primeiro-Ministro destacou a dedicação de Lú-Olo ao país e recordou a convivência desde 1999 e a trajetória partilhada.
“Vivi com ele desde 1999, com o Secretário-Geral Mari Alkatiri, até à formação da Assembleia Constituinte, quando se tornou Presidente da Assembleia. Depois foi eleito Presidente da República. Dedicou toda a sua vida a este país e a este povo”, vincou.
“Era uma pessoa divertida; quando estávamos juntos, gostava de música e tocava sempre, tal como eu. Sinto uma grande perda, de alguém que conhecia muito bem”, disse ainda.
O antigo Chefe de Estado, de 71 anos, faleceu no Domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia.
Foi presidente da Assembleia Constituinte, do Parlamento Nacional, líder histórico da FRETILIN e Presidente da República entre 2017 e 2022.
FIM
Escrito por RafaFM
o irmão Lú-Olo” Vice-PM considera que “Timor-leste perdeu uma boa pessoa
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt