Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Díli, 3 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão lançou hoje, no passeio marítimo em frente ao Palácio do Governo, a Galeria de Arte ao Ar Livre que assinala a abertura da Semana Nacional do Oceano 2026.
A iniciativa conta com uma instalação de Arcos Acrílicos Luminosos e uma coleção de imagens sobre a paisagem marítima timorense, exposta ao longo da orla costeira até à Casa Europa.
A cerimónia contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro Coordenador dos Assuntos Económicos e do Turismo e Ambiente, Francisco Kalbuadi Lay, da Coordenadora da Unidade de Economia Azul, Inês Araújo-Gonçalves, de representantes do Gabinete da Fronteira Terrestre e Marítima (GFTM) e de membros do IX Governo Constitucional.
A galeria integra imagens centradas na biodiversidade única do Mar de Timor, sublinhando a relação entre os ecossistemas marinhos e a vida e cultura do povo timorense.
O evento enquadra-se no esforço governamental de promover a economia azul e a consciência ambiental, na sequência da aprovação, em fevereiro deste ano, da Política e Plano de Ação para a Promoção de uma Economia Oceânica Resiliente e Sustentável.
Xanana Gusmão tem recordado que Timor-Leste se encontra “no coração do Triângulo Coral, uma das regiões com maior biodiversidade do mundo”, posição que, segundo o Chefe do Governo, “representa também uma responsabilidade de proteger e preservar o oceano”. 
As comemorações do Dia Nacional do Oceano decorrem entre 3 e 8 de junho de 2026 em vários municípios, com um programa que inclui atividades ambientais, culturais, educativas e de promoção da economia azul.  Estão previstas atividades em Díli, Ataúro, Lautém e outros municípios.
No dia 5 de junho, data oficial da celebração, estão previstas ações de limpeza das zonas costeiras, uma parada oceânica, a abertura de uma feira dedicada ao oceano com cerca de 60 expositores, o lançamento do Portal da Economia Azul, uma cerimónia de tara bandu dedicada ao oceano e um juramento ecológico por parte dos estudantes. Em Ataúro, o programa inclui a inauguração de sistemas de abastecimento de água, jardins escolares ecológicos e um “suco verde”, bem como uma feira de produtos locais.
A semana é organizada pelo Ministério do Turismo e Ambiente (MTA) em conjunto com o GFTM.
FIM
Escrito por RafaFM
PM lança Galeria de Arte ao Ar Livre na abertura da Semana do Oceano 2026
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt