Destaque

Timor-Leste apresenta modelo do Balcão Único em fórum das Nações Unidas em Tbilisi

todayJunho 25, 2026 4

Fundo
share close

Tblilisi, 26 de junho de 2026 (RAFA.TL) – Timor-Leste apresentou esta semana em Tbilisi, na Geórgia, o seu modelo de Balcão Único e a digitalização dos serviços públicos até ao nível dos sucos no Fórum das Nações Unidas sobre o Serviço Público 2026.

A participação de Timor-Leste decorreu na sequência de um convite da comissão organizadora do fórum, realizado entre 23 e 25 de junho sob o tema “Transformar as Instituições Públicas através da Inovação, Responsabilidade, Participação e Inclusão”.

O ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, representou o país na sessão de abertura, presidida pelo Primeiro-Ministro da Geórgia, Irakli Kobakhidze, com a participação do Subsecretário-Geral das Nações Unidas para os Assuntos Económicos e Sociais, Li Junhua.

Na primeira sessão plenária, dedicada à prestação universal de serviços públicos e à inclusão digital, o ministro apresentou a implementação do Balcão Único nos 12 municípios, na Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno e na Autoridade Administrativa de Ataúro, bem como o processo de digitalização já estendido aos 472 sucos do país.

À margem do fórum, o governante reuniu-se com o homólogo georgiano, Paata Salia, para explorar oportunidades de cooperação nas áreas da digitalização e modernização dos serviços públicos.

O ministro convidou Salia a visitar Timor-Leste para conhecer o funcionamento do Balcão Único, tendo as duas partes acordado manter contactos técnicos com vista à preparação de um futuro acordo de cooperação.

A delegação timorense realizou ainda reuniões bilaterais com responsáveis governamentais da Tailândia, da Indonésia e do Uzbequistão, identificando oportunidades para futuras iniciativas de cooperação no domínio da administração pública.

FIM

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!