Ouvir RAFA Ritmo, Voz e Coração de Timor
Díli, 25 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O Primeiro-Ministro em exercício decretou tolerância de ponto para todo o dia 26 de junho de 2026, por ocasião das cerimónias fúnebres do ex-Presidente da República Francisco Guterres “Lú-Olo”, que vai ser enterrado no Cemitério dos Heróis em Metinaro.
A medida, publicada em despacho, abrange todos os funcionários, agentes e trabalhadores ao serviço da administração direta do Estado, tanto nos serviços centrais como desconcentrados, bem como nos organismos da administração indireta, que pretendam prestar a última homenagem ao Herói Nacional.
Ficam excluídos da tolerância de ponto os trabalhadores dos serviços públicos cuja natureza das funções exija a manutenção do funcionamento nesse dia, devendo os respetivos dirigentes máximos promover a dispensa equivalente em data a fixar oportunamente, sem prejuízo da continuidade e qualidade do serviço público.
O programa das cerimónias fúnebres prevê que o cortejo fúnebre saia da sua residência no Farol, em Díli, às 07h30 de sexta-feira, em direção ao Comité Central da FRETILIN, partido que presidia desde 2001.
Às 08h50, o cortejo seguirá para o Quartel-General das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) em Fatuhada, onde serão prestadas honras militares, antes de prosseguir para o Palácio Aitarak Laran, sede da Presidência da República, às 09h05, onde trabalhou enquanto chefe de Estado entre 2017 e 2022.
Às 10h00 será celebrada uma missa na Catedral de Díli, com duração prevista de 90 minutos, após a qual o cortejo seguirá para o Parlamento Nacional, onde decorrerão homenagens entre as 12h00 e as 12h30.
O enterro no Jardim dos Heróis de Metinaro está previsto para as 13h45, com duração indeterminada.
Timor-Leste vive um luto nacional decretado pelo Governo e que termina à meia-noite de dia 28 de junho.
FIM
Escrito por RafaFM
Governo decreta tolerância de ponto no dia 26 de junho para cerimónias fúnebres de "Lú-Olo"
Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.
Copyright Rafa.tl - Desenvolvido por Justweb.pt