Destaque

Ramos-Horta: “Sofremos uma grande perda” com morte de Lú-Olo, “herói” e “pai” da nação

todayJunho 23, 2026 40

Fundo
share close

Díli, 23 de junho de 2026 (RAFA.TL) – O Presidente José Ramos-Horta declarou hoje que Timor-Leste perdeu um “herói”, um “pai” e um “irmão” com a morte de Francisco Guterres Lú-Olo, lamentando a perda de mais um dos grandes combatentes da geração fundadora da nação.

“Perdemos um combatente veterano de 24 anos, uma figura política, um herói que participou na intervenção armada”, afirmou Ramos-Horta em declarações aos jornalistas, depois de visitar o velório do seu antecessor no Farol, em Díli.

O chefe de Estado incluiu a morte do ex-Presidente numa série de perdas recentes da geração da libertação.

“Em pouco tempo perdemos figuras da Assembleia Constituinte, um presidente, antigos Presidentes do Parlamento Nacional e um Presidente da República. Todos eles fazem parte desta história completa.”

O chefe de Estado sublinhou a dimensão pessoal do luto.

“A pessoa que perdemos era nosso amigo, nosso pai, nosso irmão, alguém com quem continuámos a trabalhar juntos durante muitos anos. Desde o ano 2000 colaborámos em conjunto, sempre com consideração e respeito, porque foi alguém que serviu o Estado, serviu o povo e serviu sempre a nossa terra.”

Ramos-Horta evocou também a visita de solidariedade à família de Lú-Olo quando este se encontrava hospitalizado na Malásia.

“Mantemos a nossa consideração para com a família, por parte do Estado, e prestamos também homenagem ao nosso herói veterano”, disse.

Apesar do tom de luto, o Presidente apelou à continuidade.

“Este é o legado, aquilo que fica depois da libertação, porque o esforço e a continuidade da era da libertação devem prosseguir”, afirmou.

Para Ramos-Horta, “o desenvolvimento deve continuar” e a contribuição de Lú-Olo “é muito importante para todos nós, no contexto da história nacional, uma história que continua a sustentar o desenvolvimento da nossa terra.”

“Sofremos uma grande perda esta manhã”, concluiu Ramos-Horta.

FIM

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!