Destaques

ETO Telco e Timor Telecom assinam parceria para transmissão do Mundial FIFA 2026 em OTT streaming

todayJunho 3, 2026 360

Fundo
share close

Díli, 3 de junho de 2026 (RAFA.TL) – A ETO Telco, detentora da NTV, e a Timor Telecom assinaram um acordo de parceria para a retransmissão em formato OTT streaming dos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2026 através da aplicação móvel da operadora de telecomunicações.

Ao abrigo do acordo, a ETO Telco – que detém os direitos exclusivos de transmissão do Mundial 2026 em Timor-Leste – autoriza a Timor Telecom a disponibilizar os jogos em direto aos seus clientes através da plataforma digital da operadora, permitindo que os adeptos timorenses acompanhem o evento em qualquer lugar e a qualquer hora através da aplicação.

A parceria representa um passo na convergência entre os sectores dos media e das telecomunicações em Timor-Leste, com as duas empresas a sublinharem o objetivo de democratizar o acesso ao entretenimento desportivo no país.

“Este acordo é uma demonstração clara de que é possível criar sinergias fortes entre operadores nacionais para servir melhor os timorenses. O Mundial é um evento que une povos e gerações, e estamos orgulhosos de assegurar que nenhum adepto timorense fique de fora”, afirmou Edmundo Freitas Lopes, General Manager da ETO Telco.

“Para a Timor Telecom, levar o Mundial de Futebol diretamente à mão dos nossos clientes, através da nossa app, é mais do que uma oferta comercial – é um compromisso com a qualidade do serviço e com a experiência dos timorenses”, declarou Luís Vidigal, Diretor de Marketing da Timor Telecom.

O Mundial FIFA 2026 decorre nos Estados Unidos da América, no Canadá e no México entre junho e julho de 2026, sendo a primeira edição com 48 seleções participantes.

Os jogos serão transmitidos pelo ETO Telco, através do canal NTV (free to air), em streaming e no recetor de TV pré-pago.

Além disso estarão disponíveis em streaming na aplicação da Timor Telecom para todos os clientes da operadora, com detalhes sobre condições de acesso, pacotes e tarifas a serem comunicados em breve.

A parceria com a Timor Telecom não é o único acordo firmado pela ETO Telco no âmbito do Mundial.

A empresa – que adquiriu os direitos oficiais de transmissão da FIFA em Timor-Leste por 400 mil dólares – assinou também um contrato de sub-licença com a Rádio Televisão Timor-Leste, Empresa Pública (RTTL, E.P.), no valor de 200 mil dólares, para transmissão gratuita (free-to-air) de todos os 104 jogos em sinal terrestre para todo o território nacional.

O acordo, assinado a 22 de maio na sede da RTTL em Caicoli, contou com a presença do Secretário de Estado da Comunicação Social (SECOMS), Expedito Dias Ximenes.

Edmundo Freitas Lopes explicou que o contrato assenta em três pontos: a sub-licença free-to-air à RTTL para cobertura de todo o território segundo a sua área de cobertura; a garantia técnica do sinal até aos estúdios da RTTL durante o mês de competição; e a cedência à RTTL da gestão autónoma dos seus conteúdos, incluindo a possibilidade de angariar patrocinadores.

O Presidente da RTTL, Rosário da Graça Maia, classificou o momento como histórico para a emissora pública. “O Mundial é uma grande festa mundial que traz inspiração, entusiasmo e motivação aos timorenses, em especial às crianças que sonham com uma carreira no futebol e que poderão acompanhar os melhores jogadores do mundo”, afirmou.

O Secretário de Estado Expedito Dias Ximenes enalteceu o esforço da ETO Telco na obtenção dos direitos de transmissão e sublinhou que o benefício vai muito além da empresa.

“O desporto é nacional. O futebol é uma cultura, um jogo que o povo ama profundamente. Por isso o Governo agradece ao CEO da ETO, Nilton Gusmão, e espera que a colaboração continue – não só no futebol, mas também na NTV, no podcast e na Rádio Falintil”, declarou.

FIM

 

Escrito por RafaFM

Avaliação

Quem Somos

Fundada por Nilton e Akita nos momentos difíceis pós-referendo, a Rádio Rafa nasceu como um símbolo de esperança e reconstrução em Timor-Leste. Foi a primeira rádio a surgir após a independência, reunindo jovens, espalhando alegria e dando voz a uma nova geração, mesmo quando muitos ainda viviam em casas feitas de cinzas, após a destruição provocada pela violência que se seguiu ao referendo de 1999, no qual os timorenses decidiram pela separação da Indonésia e pela construção de um país independente e livre.

Contactos
error: Content is protected !!